Esta escola pública para crianças de 6 a 10 anos está localizada no Parque São Bento, um conjunto residencial de baixa renda promovido pela Cohab (Companhia de Habitação Popular de Campinas), com 551 casas de 45m2 cada. O conjunto está a 15km do centro de Campinas, o terceiro maior município do estado de São Paulo, com um milhão de habitantes. A escola ocupa o único terreno de uso institucional do conjunto.
O projeto integra o programa de construções escolares em estrutura de pré-moldado de concreto da FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação, do Governo do Estado de São Paulo. A estrutura pré-fabricada garante a qualidade e a durabilidade da obra, com execução em prazos menores que outros sistemas convencionais.
A construção do edifício parte de uma lógica rígida, determinada pela modulação da estrutura pré-fabricada e pela economia de materiais. O projeto tira proveito da lógica estrutural, utilizando as vigas de concreto como elementos de sombreamento das salas de aula e de identidade visual da escola.
O programa de necessidades estabelecido pela FDE prevê 15 salas de aula, 03 salas ambiente, refeitório, quadra poliesportiva coberta, sanitários e setor administrativo com acesso isolado.
Este programa foi organizado em dois blocos principais, em função do uso: um bloco para os ambientes de ensino e outro para os ambientes administrativos e de convivência (quadra esportiva e galpão coberto). Essa divisão possibilita o uso independente das áreas de lazer durante os finais de semana, preservando o espaço das salas de aula.
O edifício possui apenas dois pavimentos, gabarito máximo permitido na região. O desnível de meio pavimento entre os dois blocos foi definido em função dos cortes pré-existentes no terreno. Para conectar os dois blocos, criou-se um conjunto de rampas transversais que atravessam e configuram o pátio central da escola. O uso de rampas garante o acesso universal a todos os ambientes da escola e suprime a necessidade de elevadores, diminuindo os custos de construção e de manutenção.
Informação Complementar:
- Projeto de estrutura: Zamarion e Millen Consultores
- Projeto de instalações: Sandretec Consultoria
- Consultoria em fundações: Zaclis, Falconi e Engenheiros Associados
- Execução da estrutura pré-moldada de concreto: Spitaletti S.A.
- Maquete eletrônica: bvy arquitetos
- Cliente: FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação/ Governo do Estado de São Paulo